EM RITMO DE ESTUDO!

 

 
Olá pessoal, como vocês já sabem 
as aulas de Sociologia e Filosofia são obrigatórias nas escolas desde 2008. A Sociologia estuda o comportamento humano em grupos, da sociedade. No Enem e nos vestibulares, é importante conhecer as ideias dos principais autores de Sociologia, e associá-las aos assuntos da atualidade.


As matérias de Sociologia que mais caem:

Junto à Sociologia, os assuntos de Ciência Política e Antropologia são importantes. Esta matéria, assim como as outras que compõem a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, passa por conhecimentos de Filosofia, História e até Geografia.
Em geral, as questões de Sociologia pedem que o estudante saiba ler e interpretar textos. Fizemos um levantamento sobre as matérias de Sociologia mais frequentes.  
Veja a seguir as matérias que mais caem

1. Movimentos Socioculturais (24%) 🗣

Movimentos históricos são importantes para a Sociologia no Enem, e você pode estudá-los com as aulas de Sociologia, e também de História. Entre os conteúdos importantes, existem manifestações democráticas como Diretas Já, movimentos estudantis de 1968 e Impeachment de Fernando Collor. Associar estes acontecimentos à atualidade é importante para os vestibulares em geral. Você poderá estudar esse assunto em nossa Apostila do CEEJA de Sociologia volume 2 - Unidade 4  - temas 1 e 2.

2. Cultura (18%) 🎤

A cultura erudita é resistente ao tempo, e a cultura popular é mais dinâmica. Quando o século XX trouxe a cultura de massas, poucos produtores passaram a divulgar produções artísticas a milhões de consumidores. A cultura de massas buscou padronizar o que as pessoas “devem” consumir. Tudo virou mercadoria, até a arte. Dentro das aulas de Sociologia sobre cultura, estude a teoria sobre a indústria cultural da Escola de Frankfurt, e autores como Theodor Adorno (Frankfurt am Main, 11 de setembro de 1903 – Visp, 6 de agosto de 1969) foi um filósofo, sociólogo, musicólogo e compositor alemão. É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, Jürgen Habermas, entre outros.consultem em nossa Apostila do CEEJA  Sociologia - Volume 2 -  Unidade 01- Temas 1 e 2.
 3. Trabalho (16%) ⛏

Aulas de Sociologia Enem

O trabalho é uma criação humana com força econômica, social e política independente dos seus criadores. Para o estudo da sociedade, entender os meios de produção, e o impacto deles para as relações de trabalho é importante estudar nossa apostila de Sociologia - Volume 03  do CEEJA.   e apreenda sobre pensadores como Karl Marx, autor do século XIX, mas com ideias pertinentes ao século XXI.

4. Política (15%) 👑

A Política é uma forma de organizar a vida em sociedade, e tem origem na Grécia Antiga. Na época, havia as “polis”, que originaram o nome desta ciência. Aristóteles foi muito importante na sua origem. Autores como HobbesMaquiavel e Rousseau são importantes para entender a forma como a política acontece atualmente. Estude também as formas de dominação e poder segundo Max Weber. É possível estudar sobre este tema em nossa Apostila do CEEJA  - Sociologia - Volume 01- tema 2.

5. Questões de Gênero e Diversidade Cultural (14%) 👩🏾👦🏿

O Brasil é formado por diversos povos, como indígenas, europeus e africanos. Desta forma, a discussão sobre as diferenças culturais, o etnocentrismo e o preconceito são muito pertinentes. As questões de igualdade de gênero, sejam elas históricas, ou contemporâneas, também são importantes para nossa vida. Veja isso e muito mais em nossa Apostila do CEEJA - Sociologia - Volume 2 - Unidade 2 Tema 2.
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje!
Muito sucesso e bom estudo!
Professora: Samira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que interessa saber sobre a Revolução 4.0?

Olá alunos! Entre todas as revoluções significativas ocorridas no ciclo produtivo, sem dúvidas, a conhecida como manufatura avançada, ou m...