REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL


Olá alunos!


     Nossos estudos são direcionados para que o aluno desenvolva sua capacidade crítica sobre os fatos que acontecem  em nossa sociedade, por isso, resolvemos trazer o assunto da Reforma Previdenciária.

No volume 3, unidade 1,tema 2, encontramos na página 19 a 21 a evolução histórica dos direitos
   
dos trabalhadores, sendo um desses à aposentadoria, conquistado através de muita luta da sociedade.

    Bem!... vamos lá!... refletir e entender sobre o assunto.

      Afinal o que é a Previdência?

    A previdência social é uma espécie de seguro que é acumulado por meio de contribuição social. Na prática, a renda paga pela previdência vai substituir o salário do trabalhador que contribuiu quando ele deixa o seu emprego, seja por invalidez, doença, idade avançada, morte, maternidade ou porque foi despedido.

    De acordo com o site oficial: a missão da Previdência Social “é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social. Tem como visão ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento”.


 
 "Nos últimos 20 anos, o país já passou por duas reformas previdenciárias de Propostas de Emenda à Constituição (PEC). A terceira dessas reformas (objeto da PEC 287/2016) está em discussão pelo Congresso Nacional e basicamente altera os critérios para a concessão de aposentadoria, aumentando a idade mínima e o tempo de contribuição requeridos, além de modificar a forma de cálculo dos benefícios, sendo proposta uma "regra de transição" para os contribuintes do antigo sistema."

Sabemos que a Reforma da Previdência está por acontecer, mais dia ou menos dia, portanto, devemos ficar informados sobre essa mudança que com certeza vai afetar muitos trabalhadores.

Acesse o link a baixo.




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que interessa saber sobre a Revolução 4.0?

Olá alunos! Entre todas as revoluções significativas ocorridas no ciclo produtivo, sem dúvidas, a conhecida como manufatura avançada, ou m...