VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A ATIVIDADE CULTURAL / ENEM.
TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE, PRETENDIAM FAZER A PROVA DO ENEM, DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE PELO TEMA, QUESTIONANDO E TIRANDO DUVIDAS, ALÉM DE RESPONDEREM A QUESTÃO PROPOSTA.
A ATIVIDADE CULTURAL TROUXE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE COMO ANALISAR AS QUESTÕES DO ENEM, DENTRO DO TEMA, CULTURA DE MASSA E INDUSTRIA CULTURAL.
VAMOS LÁ!
O QUE O ENEM PEDE EM SUAS QUESTÕES
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.
-IDENTIFICAR : SOBRE O QUE O TEXTO FALA?
-CONCEITOS: TRABALHO, CULTURA, INDUSTRIA
CULTURA/MEIO DE
COMUNICAÇÃO, RELIGIÃO, CIDADANIA,
CONSCIÊNCIA
ECOLÓGICA, DESIGUALDADE SOCIAL E
DOMINAÇÃO,
DIREITOS HUMANOS.
-PERÍODOS DE TRANSIÇÃO: REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL,MODELOS DE
PRODUÇÃO,MUDANÇAS SOCIAIS ETC.
-OQUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELE
MOMENTO?
-HOUVE ALGUMA TRANSFORMAÇÃO NA
SOCIEDADE?
-SE HOUVE, QUAL A CAUSA E A CONSEQUÊNCIA
(POSITIVA,NEGATIVA)DO EVENTO.
-OBS.: O TEMA DA REDAÇÃO SEMPRE ESTÁ
RELACIONADO COM A
SOCIOLOGIA, ACONTECIMENTOS SOCIAIS.
AGORA VAMOS FALAR UM POUCO DO TEMA
PROPOSTO, LEMBRANDO QUE ELE SE
ENCONTRA NA PÁGINA 18 DO VOLUME 2 DE
SOCIOLOGIA.
Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer.
A indústria
cultural, segundo Adorno
e Horkheimer, possui padrões que se repetem com
a intenção de formar uma estética ou percepção
comum voltada ao consumismo.
INDUSTRIA CULTURAL.
Processo
de transformação da cultura em
mercadoria, PARA A OBTENÇÃO DE LUCRO.
Essa
Industria é um mecanismo do sistema
político e econômico capitalista, cuja
finalidade é
produzir “bens culturais”- filmes, livros, música
popular, programas de TV, etc.
produzir “bens culturais”- filmes, livros, música
popular, programas de TV, etc.
CULTURA DE MASSA.
Conjunto
de crenças, comportamentos,
ideologias ou outras manifestações culturais que,
representado em textos, imagens ou
outros signos, é
amplamente difundido pela
mídia e patrocinado pelas indústrias e
corporações
que atuam no mercado de
consumo direcionado a um grande número de
pessoas; opõe-se à cultura erudita ou alta
cultura; cultura popular.
VAMOS TENTAR RESPONDER A QUESTÃO?
NÃO VALE OLHAR A RESPOSTA NO FIM DA PÁGINA.
(UEPG PR/2013)O conceito de comunicação de massa se tornou conhecido no século XX e está ligado à expansão e popularização dos grandes veículos de comunicação como os jornais, as emissoras de rádio e de TV e o cinema.
A respeito desse tema, assinale o que for correto.
a- Comunicação de massa e indústria cultural são elementos que se complementam. Essa indústria se utiliza dos meios de comunicação de massa para difundir valores e estimular comportamentos coletivos.
b- Os meios de comunicação de massa se preocupam sempre com um segmento social: aquele que verdadeiramente detém maior poder aquisitivo. As camadas populares não são atingidas por esses veículos de comunicação.
c- Uma das principais características dos meios de comunicação de massa, desde a sua origem, foi o estabelecimento de um diálogo entre emissores e receptores, o que chama-se atualmente de interatividade.
d- A informação, a educação e o entretenimento são funções que podem ser exercidas pelos meios de comunicação de massa.
e- Líderes políticos vinculados a regimes autoritários, como Hitler e Mussolini, controlaram e utilizaram fartamente os meios de comunicação para estabelecer contato direto com as massas.
RESPOSTA-(A,D,E)
Nenhum comentário:
Postar um comentário