ATIVIDADE CULTURAL DE SOCIOLOGIA / ENEM

OLÁ, ALUNOS!

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A ATIVIDADE CULTURAL / ENEM.

TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA ATIVIDADE, PRETENDIAM FAZER A PROVA  DO ENEM, DEMONSTRARAM MUITO INTERESSE PELO TEMA, QUESTIONANDO E TIRANDO DUVIDAS, ALÉM DE RESPONDEREM A QUESTÃO PROPOSTA.

A ATIVIDADE CULTURAL TROUXE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE COMO ANALISAR AS QUESTÕES DO ENEM, DENTRO DO TEMA,  CULTURA DE MASSA E INDUSTRIA CULTURAL.

VAMOS LÁ!

   
O QUE O ENEM PEDE EM SUAS QUESTÕES
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS.

-IDENTIFICAR : SOBRE O QUE O TEXTO FALA?
-CONCEITOS: TRABALHO, CULTURA, INDUSTRIA 
CULTURA/MEIO DE
 COMUNICAÇÃO, RELIGIÃO, CIDADANIA, 
CONSCIÊNCIA
 ECOLÓGICA, DESIGUALDADE SOCIAL E 
DOMINAÇÃO, 
 DIREITOS HUMANOS.
-PERÍODOS DE TRANSIÇÃO: REVOLUÇÃO 
INDUSTRIAL,MODELOS DE
 PRODUÇÃO,MUDANÇAS SOCIAIS ETC.
-OQUE ESTAVA ACONTECENDO NAQUELE 
MOMENTO?
-HOUVE ALGUMA TRANSFORMAÇÃO NA 
SOCIEDADE?
-SE HOUVE, QUAL A CAUSA E A CONSEQUÊNCIA 
(POSITIVA,NEGATIVA)DO EVENTO.
-OBS.: O TEMA DA REDAÇÃO SEMPRE ESTÁ 
RELACIONADO  COM A
 SOCIOLOGIA, ACONTECIMENTOS SOCIAIS.

AGORA VAMOS FALAR UM POUCO DO TEMA 
PROPOSTO, LEMBRANDO QUE ELE SE 
ENCONTRA NA PÁGINA 18 DO VOLUME DE 
SOCIOLOGIA.

Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer.
A indústria cultural, segundo Adorno 
Horkheimer, possui padrões que se repetem com 
a intenção de formar uma estética ou percepção 
comum voltada ao consumismo.


 INDUSTRIA CULTURAL.

Processo de transformação da cultura em 
mercadoria, PARA A OBTENÇÃO DE LUCRO.
Essa Industria é um mecanismo do sistema 
político e econômico capitalista, cuja finalidade é 

produzir “bens culturais”- filmes, livros, música 

popular, programas de TV, etc.

CULTURA DE MASSA.

Conjunto de crenças, comportamentos, 
ideologias ou outras manifestações culturais que, 
representado em textos, imagens ou 
outros signos, é amplamente difundido pela 
mídia e patrocinado pelas indústrias e 
corporações que atuam no mercado de 
consumo direcionado a um grande número de 
pessoas; opõe-se à cultura erudita ou alta 
cultura; cultura popular. 

VAMOS TENTAR RESPONDER A QUESTÃO? 
NÃO VALE OLHAR A RESPOSTA NO FIM DA PÁGINA.


(UEPG PR/2013)O conceito de comunicação de massa se tornou conhecido no século XX e está ligado à expansão e popularização dos grandes veículos de comunicação como os jornais, as emissoras de rádio e de TV e o cinema.
 
A respeito desse tema, assinale o que for correto.


  a- Comunicação de massa e indústria cultural são elementos que se complementam. Essa indústria se utiliza dos meios de comunicação de massa para difundir valores e estimular comportamentos coletivos.
 
 b- Os meios de comunicação de massa se preocupam sempre com um segmento social: aquele que verdadeiramente detém maior poder aquisitivo. As camadas populares não são atingidas por esses veículos de comunicação.
 
 c- Uma das principais características dos meios de comunicação de massa, desde a sua origem, foi o estabelecimento de um diálogo entre emissores e receptores, o que chama-se atualmente de interatividade.
 
 d- A informação, a educação e o entretenimento são funções que podem ser exercidas pelos meios de comunicação de massa.
   
e- Líderes políticos vinculados a regimes autoritários, como Hitler e Mussolini, controlaram e utilizaram fartamente os meios de comunicação para estabelecer contato direto com as massas.









RESPOSTA-(A,D,E)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que interessa saber sobre a Revolução 4.0?

Olá alunos! Entre todas as revoluções significativas ocorridas no ciclo produtivo, sem dúvidas, a conhecida como manufatura avançada, ou m...