20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

OLÁ... ALUNOS DO CEEJA!
HOJE SE COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
NO VOLUME 2 DO CADERNO DO ALUNO PODEMOS NOS APROFUNDAR SOBRE OS CAMINHOS TRILHADOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS E COMO OS DIREITOS FORAM CONQUISTADOS NO BRASIL, POR MEIO DA MOBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.

O dia 20 de novembro faz alusão à consciência negra com propósito de ressaltar a importância de valorizar um povo que contribui para o desenvolvimento da cultura brasileira. Além de ser também uma homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto por não aceitar a escravidão que foram submetidos. No decorrer da história, os negros não foram tratados com respeito, foram escravizados, viveram situações precárias e condições desumanas. A abolição da escravatura, só foi assinada em 1888, mas os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças decorridas da escravidão. Desde então, a conquista da liberdade e da igualdade por direitos dos negros, nunca acabou. Por essa razão, no dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10639 concedeu o “Dia Nacional da Consciência Negra”, a fim de homenagear todos que lutaram pelos direitos, lembrar o quanto os negros sofreram desde a colonização do Brasil e todas suas conquistas. A data é uma celebração do orgulho do povo negro, o orgulho de ter sobrevivido! E também, é uma forma de relembrar como é importante refletir sobre a posição dos negros na sociedade, na história e na cultura do nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que interessa saber sobre a Revolução 4.0?

Olá alunos! Entre todas as revoluções significativas ocorridas no ciclo produtivo, sem dúvidas, a conhecida como manufatura avançada, ou m...