Dia do sociólogo: 10 de dezembro

OLÁ PESSOAL!
Vamos conhecer um pouco sobre a profissão do SOCIÓLOGO.




O sociólogo quer olhar além do individualismo, tão comum a nossos dias, e se debruçar sobre a humanidade numa perspectiva integrada e global. Parabéns a esses profissionais!
Dia do sociólogo: 10 de dezembro

Profissional que utiliza de um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, tendo com dever de lançar luz sobre os fenômenos sociais reais. Com atuação nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos, e associações profissionais, entre outras entidades. A formação profissional tem como matriz em Ciências Sociais e é estruturada por três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.

No Brasil, o dia destinado a comemorar a profissão de sociólogo é celebrado anualmente, desde 2009, em 10 de dezembro. A data foi proposta e votada na câmara federal em 15 de abril daquele ano e foi escolhida em alusão a data da assinatura do projeto de lei que regulamentação a atuação de sociólogos em todo o território nacional.
Todas as exigências e competência dos profissionais da área ficaram previstas na lei de número 6.888, assinada pelo então presidente da república João Figueiredo em 10 de dezembro de 1980. Até essa data, os pesquisadores e autores de ciências sociais não tinham qualquer segurança de exercer a sua profissão, já que essa não era considerada uma ocupação legal.
O estudo da sociologia e outras ciências sociais, no entanto, só se tornou obrigatório em instituições de ensino médio apenas em 2008. Sendo que isso ocorreu apenas após anos de luta dos profissionais da área para implantação dessas matérias.

Competências do Sociólogo:
1 – elaborar, supervisionar, orientar, coordenar, planejar, programar, implantar, controlar, dirigir, executar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social;
2 – ensinar Sociologia Geral ou Especial, nos estabelecimentos de ensino, desde que cumpridas as exigências legais;
3 – assessorar e prestar consultoria a empresas, órgãos da administração pública direta ou indireta, entidades e associações, relativamente à realidade social;
4 – participar da elaboração, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, programação, implantação, direção, controle, execução, análise ou avaliação de qualquer estudo, trabalho, pesquisa, plano, programa ou projeto global, regional ou setorial, atinente à realidade social.

Principais áreas de trabalho.

É bastante comum as pessoas pensarem que um sociólogo trabalha apenas dando aulas. Isso, no entanto, não é verdade. Eles podem atuar em diversas áreas, seja no setor público ou privado. A principal área de atuação de um profissional da sociologia é na docência.
Outro campo de atuação muito procurado por profissionais da área é na pesquisa. Uma curiosidade é que a pesquisa é considerada por muitos profissionais como sendo a principal função de um sociólogo. Além disso, as pesquisas podem abranger diversas áreas. Como no campo social, eleitoral, científico ou sobre o mercado de trabalho e opinião pública sobre determinados assuntos, por exemplo.
Os resultados destas são muitas vezes utilizados como base para a elaboração de políticas públicas ou melhora nas campanhas de empresas.
Por fim, um sociólogo pode trabalhar assessorando partidos políticos e empresas. Além de poder trabalhar escrevendo textos com cunho político para publicações ou ainda coordenar a criação e execução de diversos projetos sociais.

Os principais nomes da sociologia no mundo?

A sociologia é um campo de estudo bem recente na história da humanidade, tendo surgido apenas na metade do século XIX. No entanto, já houve diversos nomes que se tornaram importantes por conta de suas pesquisas e colaborações no entendimento da sociedade atual. Os principais são:



·         Augusto Comte, que cunhou o termo sociologia em 1838.
·         Karl Marx e Friedrich Engels, que escreveram as obras “O Capital” e “O manifesto comunista”.
·         Émile Durkheim, que é considerado um dos pais da sociologia e fundou em 1904 o primeiro departamento voltados aos estudos dela no Reino Unido.
·         Max Weber, fundou em 1919 um departamento para os estudos da sociologia em uma universidade da Alemanha.
·         Pierre Bourdieu, que estudou sobre a sociedade moderna e as suas formas de desigualdade social e controle.
·         Theodor W. Adorno, que é considerado um dos principais nomes da escola de Frankfurt e um dos criadores do conceito batizado de indústria cultural.

A sociologia surgiu em uma época que a sociedade estava passando por profundas mudanças políticas, econômicas e sociais. Ficando marcada principalmente pela revolução industrial e pela revolução francesa.
Por isso, o filósofo francês Augusto Comte idealizou um novo campo de estudos que fosse capaz de unificar todas as esferas das relações humanas. Como por exemplo a  história, a economia e até a psicologia para entender as mudanças que estavam ocorrendo no período.
O termo sociologia é derivado da palavra em francês sociologie. Esta, por sua vez, é a junção do termo em grego logos, que significa ciência e da palavra em latim socius, que era traduzida como social


Principais sociólogos brasileiros

A sociologia é uma ciência que surgiu apenas em meados do século 19. No entanto, ela só começou a ser estudada no Brasil quase 100 anos depois, a partir de 1920 quando foram criadas as primeiras escolas de sociologia.
No início, os principais estudos de sociólogos brasileiros eram relacionados a desigualdade social. Além disso, eles falavam sobre as consequências da miscigenação ocorrida durante os anos do Brasil colônia e império. Sendo assim, os principais nomes e que são estudados até hoje são:
            
                   Gilberto Freyre
           Sérgio Buarque de Holanda
           Florestan Fernandes
          e Darcy Ribeiro

Importância do estudo da sociologia

A sociologia é uma matéria de extrema importância para o desenvolvimento humano, principalmente porque através dela os estudantes são ensinados a ter pensamento crítico e a entender qual lugar eles ocupam na sociedade em que vive e quais as consequências disso nas relações sociais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que interessa saber sobre a Revolução 4.0?

Olá alunos! Entre todas as revoluções significativas ocorridas no ciclo produtivo, sem dúvidas, a conhecida como manufatura avançada, ou m...